quinta-feira, 16 de setembro de 2010

  • Conheçer Ziraldo, suas obras e personagens e em especial a obra "o menino Maluquinho"



    Metodologia: partindo de uma concepção da línguagem como interação, que possibilita articular as várias áreas do conhecimento, pois considera o ser humano, um ser de línguagem, uma vez que esta constitui o sujeito em seu contexto, ou seja, faz parte do processo de identidade pessoal e social de cada pessoa  e, por isso, a escola precisa considerá-lá na formação de pessoas que seja capazes de compreender mas e melhor o mundo da leitura e em especial o literário infantil.É com esse pressuposto que trabalharemos em sala de aula seguindo as seguintes etapas:
  • Apresentação do projeto e os objetivos para os alunos;
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
  • Desenvolvimento das atividades;
  • Uso e analise de música "O menino Maluquinho";
  • Confecção de livro:
  • Produção textual "história em quadrinho';
  • Apresentação da biográfia do autor e suas obras através de textos informativos;
  • Confecção de panelas e roupas;
  • Reproduzir as ilustrações contidas na história;
  • Reescrita de outra história em quadrinho;
  • Apresentação do livro "A professora maluquinha";
  • Reproduzir oralmente através da escrita a mesma citada;
  • Jogos dos cinco erros mimeografada;
  • Simulação programa de TV em quadrinhos contando a história pelos alunos

     Recursos:

  • Aparelho de som e DVD;
  • Televisão;
  • Mimeografo;
  • Copia de atividades;
  • Computador;
  • Cartolina;
  • Papel ofício e laminado;
  • Caderno;
  • Lápis comum e de cor;
  • Duplex, tesoura;
  • Tecido, linha e agulha;
  • Cola quente, gliter e branca;
  • eláticoetc.
       Avaliação:


 O ensino e aprendizagem, nesse projeto, são sistemáticamente avaliados. Buscando, desse modo ajudar os alunos a entender os processos e as manifestações das culturas apresentadas através da literaturas brasileira e dessa forma valarizar a história do nosso povo e a nossa própia, podendo ter impacto no almento da alta estima e da confiança em se própio.
É nessa linha de pensamento que Silva ( 2003 p.10) aponta que.
                     " O espaço educativo se transforma em ambiante de superação de desafios pedagógicos que dinamiza e significa a aprenzagem, que passa a ser compeendida como construção de conhecimento"...
Portanto, pensando num trabalho de superação de desafios pedagógicos avaliaremos com diferentes finalidades:

  • Conhecer e acompanha o seu desenvolvimento;
  • Identificar as dificuldades e ajudar a superá-las;
  • Verificar se os alunos aprenderam o que foi ensinado;

  Para isso utilizaremos:
Incial-Discussão oral informais;
Processual- todo o que for feito em sala de aula;
Final- apresentação do livro reproduzido pelos alunos

Culminancia:
Apresentação do desfile 7 de setembro para a comunidade.


Referências:
PINTO, Ziraldo.uma professora muito maluquinha. Ziraldo Alves pinto: ilustração do aultor- São Paulo: campanhia melhoramentos, 1995.
PINTO, Ziraldo. grande junim; história do maior baixinho da turma do menino maluquinho. Ziraldo Alves: ilustração do altor- 2 ed São Paulo: globo livros, 2009.
SILVA, Jasseem. introdução: avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. ln: Silva, j, Hoffmam, j. Esteban, M, T.práticas avaliativas e aprendizagens siginificativa em diferentes áreas do curiculo. Porto Alegre: mediação, 2003.






      

Nenhum comentário:

Postar um comentário