- Conheçer Ziraldo, suas obras e personagens e em especial a obra "o menino Maluquinho"
Metodologia: partindo de uma concepção da línguagem como interação, que possibilita articular as várias áreas do conhecimento, pois considera o ser humano, um ser de línguagem, uma vez que esta constitui o sujeito em seu contexto, ou seja, faz parte do processo de identidade pessoal e social de cada pessoa e, por isso, a escola precisa considerá-lá na formação de pessoas que seja capazes de compreender mas e melhor o mundo da leitura e em especial o literário infantil.É com esse pressuposto que trabalharemos em sala de aula seguindo as seguintes etapas:
- Apresentação do projeto e os objetivos para os alunos;
- Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
- Desenvolvimento das atividades;
- Uso e analise de música "O menino Maluquinho";
- Confecção de livro:
- Produção textual "história em quadrinho';
- Apresentação da biográfia do autor e suas obras através de textos informativos;
- Confecção de panelas e roupas;
- Reproduzir as ilustrações contidas na história;
- Reescrita de outra história em quadrinho;
- Apresentação do livro "A professora maluquinha";
- Reproduzir oralmente através da escrita a mesma citada;
- Jogos dos cinco erros mimeografada;
- Simulação programa de TV em quadrinhos contando a história pelos alunos
Recursos:
- Aparelho de som e DVD;
- Televisão;
- Mimeografo;
- Copia de atividades;
- Computador;
- Cartolina;
- Papel ofício e laminado;
- Caderno;
- Lápis comum e de cor;
- Duplex, tesoura;
- Tecido, linha e agulha;
- Cola quente, gliter e branca;
- eláticoetc.
O ensino e aprendizagem, nesse projeto, são sistemáticamente avaliados. Buscando, desse modo ajudar os alunos a entender os processos e as manifestações das culturas apresentadas através da literaturas brasileira e dessa forma valarizar a história do nosso povo e a nossa própia, podendo ter impacto no almento da alta estima e da confiança em se própio.
É nessa linha de pensamento que Silva ( 2003 p.10) aponta que.
" O espaço educativo se transforma em ambiante de superação de desafios pedagógicos que dinamiza e significa a aprenzagem, que passa a ser compeendida como construção de conhecimento"...
Portanto, pensando num trabalho de superação de desafios pedagógicos avaliaremos com diferentes finalidades:
- Conhecer e acompanha o seu desenvolvimento;
- Identificar as dificuldades e ajudar a superá-las;
- Verificar se os alunos aprenderam o que foi ensinado;
Para isso utilizaremos:
Incial-Discussão oral informais;
Processual- todo o que for feito em sala de aula;
Final- apresentação do livro reproduzido pelos alunos
Culminancia:
Apresentação do desfile 7 de setembro para a comunidade.
Referências:
PINTO, Ziraldo.uma professora muito maluquinha. Ziraldo Alves pinto: ilustração do aultor- São Paulo: campanhia melhoramentos, 1995.
PINTO, Ziraldo. grande junim; história do maior baixinho da turma do menino maluquinho. Ziraldo Alves: ilustração do altor- 2 ed São Paulo: globo livros, 2009.
SILVA, Jasseem. introdução: avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. ln: Silva, j, Hoffmam, j. Esteban, M, T.práticas avaliativas e aprendizagens siginificativa em diferentes áreas do curiculo. Porto Alegre: mediação, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário